Na última quinta-feira, Andréa Vulcanis, titular da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), esteve presente no 1º Simpósio Territorial do Lote 04, realizado no Lago dos Buritis, em Bom Jardim de Goiás. O encontro foi mais uma das ações do Programa Juntos pelo Araguaia, liderado pelo Instituto Espinhaço.

O simpósio focou nos efeitos das mudanças climáticas e em como elas impactam as iniciativas de restauração de florestas. O evento contou com a participação de uma ampla variedade de participantes, incluindo pesquisadores, doutores, especialistas em meio ambiente, autoridades do estado e do local, estudantes, professores, agricultores e membros do Escritório Executivo de Projetos do JPA.

Localizado entre Bom Jardim de Goiás e Aragarças, o Lote 04 é uma das áreas alvo do Programa Juntos pelo Araguaia, com o Instituto Espinhaço atuando como executor. A Anglo American, uma grande empresa global de mineração, financia este segmento do programa, que também conta com a parceria técnica e institucional do governo estadual de Goiás e o apoio da Prefeitura Municipal de Bom Jardim de Goiás.

Durante o evento, Vulcanis expressou orgulho pelo avanço do projeto. “Este é o maior projeto de desenvolvimento ambiental que conseguimos implementar”, disse ela, enfatizando o espírito colaborativo do programa: “A ideia do Juntos pelo Araguaia é de que cada um contribua, cada um com seu esforço”.

Ela também inspirou os presentes com uma visão otimista: “Acreditem neste sonho, que pode mudar nossa realidade, não apenas garantindo mais água ou árvores, mas transformando como interagimos e nos comportamos com a natureza, tornando-nos mais felizes”.

Vulcanis agradeceu especialmente ao pessoal do Instituto Espinhaço, descrevendo-os como fundamentais para o sucesso do programa: “Vocês são nossos braços e nossas mãos, levando adiante tudo em que acreditamos com dedicação e coração. Sem vocês, nada disso seria possível”, reconheceu, valorizando cada um que contribui para construir um novo sonho e um futuro diferente para Goiás e o Brasil, focando mais em restauração do que em penalidades.

Ao concluir sua participação, ela compartilhou sua satisfação pessoal: “De tudo que vivi em 27 anos de carreira no meio ambiente, posso dizer que realizei meu sonho”, revelou.

Luiz Oliveira, presidente do Instituto Espinhaço, também destacou a importância da parceria com o governo de Goiás e o apoio da administração municipal de Bom Jardim para o sucesso do programa, que tem como meta restaurar 10 mil hectares na bacia do Araguaia.

Maiara Soares, coordenadora de Relação com a Comunidade e Implantação Florestal, agradeceu aos investidores e parceiros, e destacou o impacto positivo para a bacia hidrográfica e para as comunidades locais.

O prefeito de Bom Jardim de Goiás, Willian Gregório, enfatizou a importância da educação ambiental desde cedo, enquanto Guedes Gonçalves de Souza, secretário municipal de Meio Ambiente, foi reconhecido por seu papel ativo na conservação ambiental na região.

O Juntos pelo Araguaia é uma iniciativa inovadora focada na recuperação da Bacia Hidrográfica do Alto Rio Araguaia, promovendo uma mudança cultural e um equilíbrio entre valores ecológicos, econômicos e sociais, sem depender de recursos públicos.

Fonte: https://www.instagram.com/p/C5tCjn4uylQ/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==

Share.

Pescador amador e entusiasta, nutre uma paixão profunda pelo Rio Araguaia, onde mantém uma residência na encantadora região de Itacaiú Britânia, em Goiás, Brasil.